top of page

NOTÍCIAS

Como a recuperação de ativos pode aumentar a liquidez da sua empresa


Na última sexta-feira, 20.05, em evento empresarial abordamos a importância da adoção de medidas preventivas como forma de redução da inadimplência, mas qual o caminho para o empresário que já tem a inadimplência de seus clientes instalada e precisa recuperar estes valores?


É importante termos em mente que esta inadimplência é um grande problema tanto para o devedor quanto para o credor. Ao devedor porque fica sujeito à restrição de seu crédito, e ao credor porque pode levar ao atraso de suas obrigações e também levá-lo a amargar prejuízos.


A recuperação de ativos não é sinônimo de cobrança de dívidas.

A cobrança é o processo pelo qual o devedor é lembrado da existência da dívida e o interlocutor insiste na sua quitação, toda a cobrança se dá extrajudicialmente. Esta é uma atividade comumente realizada por empresas de call center.


Por outro lado, a recuperação de ativos é o processo que tem por objetivo resolver o problema da inadimplência e devolver a liquidez ao credor, zelando durante todo o processo pela reputação dos envolvidos. O processo de recuperação de ativos é focado na busca de uma solução que atenda aos melhores interesses das partes, o que pode evitar o desgaste na relação comercial.


O processo de recuperação acontece por meio das melhores estratégias de negociação, realizando a abordagem dos clientes de forma embasada pelo conhecimento da lei processual civil, sendo certo que, uma vez frustrada a negociação extrajudicial, parte-se para a recuperação de forma judicial, já amparada pelo levantamento prévio das informações necessárias à satisfação deste crédito.


Como se dá o processo de recuperação de ativos:


A primeira fase da recuperação de ativos consiste na análise da carteira de inadimplência, neste momento é feita a definição do melhor método de recuperação para cada situação.

Depois da definição da estratégia, parte-se para a localização dos devedores, o que, principalmente em se tratando de dívidas antigas, pode ser um momento trabalhoso pela desatualização de dados cadastrais. Para isto, utilizamos ferramentas e softwares que auxiliam na localização e agilizam este processo.

Superada esta fase, passa-se à abordagem dos devedores e início da negociação.


Este é um momento delicado, que, caso não seja bem conduzido, pode colocar em xeque o sucesso da negociação extrajudicial. Por isso toda a abordagem e negociação deve ser estruturada e conduzida por uma equipe especializada em técnicas de negociação.


Encerrada a negociação sem sucesso, parte-se para a cobrança judicial, que deve se dar de forma embasada, já munida de todas as informações e pesquisas necessárias à recuperação dos valores.


Portanto, a recuperação de ativos é um processo de negociação que busca resolver inadimplências, assim, a recuperação é uma das formas que as empresas têm para recuperar ativos e aumentar sua liquidez.


Por isso, optar pela recuperação de ativos se torna um processo interessante para ambas as partes, na medida em que ela auxilia o credor a receber o pagamento com mais agilidade, gerando mais liquidez, e pode permitir a manutenção de uma relação entre as partes se bem conduzida.

A Zambroni Advocacia Empresarial atua na recuperação de ativos, caso queira saber mais sobre este serviço e como contratá-lo, entre em contato conosco.

bottom of page