NOTÍCIAS

CNJ anuncia nova ferramenta para auxiliar na satisfação de créditos


Sabemos que a morosidade processual e a ocultação de bens pelo devedor muitas vezes desestimula o credor de realizar a busca judicial pela satisfação de seu crédito, com o medo de despender valores e não obter o resultado pretendido.



Em outras oportunidades, ao buscar pela satisfação judicial do crédito, o credor acaba esbarrando na limitação das ferramentas de busca de bens e valores do devedor, impedindo a satisfação do crédito enquanto o devedor ostenta situação social incompatível com a inexistência de bens verificada processualmente.


Na última terça-feira, 16/08, o CNJ anunciou uma nova ferramenta para satisfação de créditos, o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos - SNIPER.


Este sistema é parte do Programa Justiça 4.0, iniciativa de transformação digital do Poder Judiciário, e tem por objetivo agilizar e centralizar a busca de ativos e patrimônios em diversas bases de dados, identificando vínculos patrimoniais, societários e financeiros entre o devedor e pessoas físicas e jurídicas para viabilizar a busca do patrimônio desviado pelo devedor e a satisfação do crédito.


O SNIPER ainda não está em funcionamento, mas promete avanços positivos consideráveis para a solução de execuções e cobranças judiciais, ele é mais uma iniciativa do Poder Judiciário para reduzir os índices de execuções e cobranças sem solução pela falta de localização de bens do devedor.


Pra saber mais sobre o SNIPER recomendamos o vídeo do Conselho Nacional de Justiça, disponível no Youtube.



Posts recentes

Ver tudo